sexta-feira, 13 de abril de 2012

AMT-PI CONVIDA:

XIV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e XII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

XIV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e XII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

Submissão de Trabalhos para o XIV Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e XII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, de 11 a 14 de Outubro de 2012, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Pernambuco.

Participação do musicoterapeuta alemão Thomas Wosch e musicoterapeutas brasileiros.

Inscreva seu trabalho!

A Associação de Musicoterapia do Nordeste (AMTNE) e o Curso de Pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), em parceria com a Associação Baiana de Musicoterapia (ASBAMT) e Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI) têm o prazer de convidar a todos os interessados em submeter trabalhos para a décima quarta edição do Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e décima segunda edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia (ENPEMT).

A realização destes dois importantes eventos nacionais em Recife foi decidida pela União Brasileira das Associações de Musicoterapia, com o intuito de fortalecer a difusão da musicoterapia na região Nordeste. Desejamos reunir tanto musicoterapeutas como profissionais e pesquisadores de diversas áreas, brasileiros e estrangeiros e já temos confirmada a presença do musicoterapeuta Dr. Prof. Thomas Wosch, pesquisador da Universidade de Ciências Aplicadas de Wuerzburg e Schweinfurt – Alemanha.

Para inscrição de trabalhos, recomenda-se ler atentamente esta convocatória, especificando se os trabalhos serão direcionados ao XIV Simpósio Brasileiro ou ao XII Encontro de Pesquisa em Musicoterapia e escolhendo uma das formas de apresentação abaixo discriminadas:

Formas de Apresentação de Trabalhos:

a) Apresentação oral:

· Mesa redonda (1 hora e 30 minutos – vinte minutos para cada apresentador);

· Palestra (30 minutos);

· Apresentação de caso clínico, com discussão de debatedor convidado (20 minutos + 20 minutos para discussão);

· Painel (10 minutos para cada apresentador + 20 minutos para debate).

b) Vídeo (20 minutos + 10 para debate)

c) Pôster (haverá na programação períodos reservados para que o(s) autor(es) possa(m) apresentar esclarecimentos sobre seu trabalho ao público interessado e para a avaliação que visa a premiação dos melhores pôsteres).

d) Oficina (50 minutos)

e) Minicurso (2 horas)

f) Performance Artística (15 minutos)

OBS.: A Comissão Organizadora reserva-se o direito de modificar o tempo ou sugerir outra forma de apresentação de trabalho, com o objetivo de melhor adequação à programação do evento.

Normas de Submissão:

1) Cada proposta submetida deve conter, em arquivos separados do Word ou editor de texto compatível: 1 resumo do trabalho e 1 ficha de submissão de trabalho (preenchida integralmente). Ambos os arquivos devem ser enviadas para o e-mail cientifica14simt@gmail.com até o dia 25 de maio de 2012. Coloque no título do e-mail “14SIMT_SUBMISSAO”

2) Somente os resumos de trabalhos serão submetidos à comissão científica para avaliação cega. A comissão poderá solicitar a colaboração de avaliadores ad hoc em casos que considere necessários.

OBS.: O documento do Word do resumo do trabalho deve ser nomeado apenas com o titulo do trabalho, tendo o cuidado de apagar os metadados de arquivo que identifiquem o autor ou o proprietário do computador.

3) O Resumo do Trabalho deve conter os itens abaixo descritos, separados por duas linhas cada:

3.1) Título (máximo de 20 palavras)

3.2) Sinopse (mínimo de 20 e máximo de 40 palavras)

• A Sinopse servirá de chamada do trabalho no site e no programa do evento. Trata-se de um “resumo do resumo descritivo”.

3.3) Resumo descritivo (mínimo de 300 e máximo de 600 palavras) – A literatura/autores utilizados como referência devem ser citados no corpo do próprio texto.

3.4) Palavras-chave (máximo de quatro).

4) A Ficha de Inscrição deve ser integralmente preenchida, contendo os dados do autor, contato, forma de apresentação do trabalho e mini currículo.

5) O Parecer da comissão científica sobre os resumos será informado até o dia 15 de junho de 2012.

6) O trabalho completo poderá ter de 5 a 12 páginas em formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 , margem superior e esquerda = 3,0 cm, e inferior e direita = 2,0 cm, e deve ser enviado até o dia 10 de agosto de 2012 pelo e-mail cientifica14simt@gmail.com , com o título do e-mail 14SIMT_TRABALHO COMPLETO

7) Somente os trabalhos aprovados (textos/artigos completos ou resumos descritivos) serão publicados nos anais do evento.

8) Cada autor poderá enviar até três trabalhos, independentemente da modalidade, mas a Comissão selecionará no máximo dois trabalhos deste como autor principal (poderá ter seu nome em outros trabalhos como colaborador)

9) No caso de um vídeo, o material em DVD (não ultrapassar 20 minutos) deverá ser postado até o dia 1 de agosto para o seguinte endereço: FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA – FACHO Rodovia PE 015 – Ouro Preto – Jatobá –Olinda – PE – CEP: 53060-775

10) Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas editoriais da ABNT , (2003; NBR 6022, NBR 6023, NBR 6028). A critério da Comissão Científica poderá ser estabelecido um prazo determinado para que o(s) autor(es) efetue(m) uma revisão do texto (correções de erros de referência bibliográfica, citações, redação, etc.) para a publicação do trabalho. Nesse caso, o não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão implicará na não aceitação do trabalho para publicação.

11) É de inteira responsabilidade do autor pedir autorização dos sujeitos com os quais trabalha para exposição de imagens, dados subjetivos ou objetivos sobre estes, o que normalmente se faz por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. No caso de pesquisas, é de praxe submeter seu projeto a um Comitê de Ética.

Recomendações Específicas para os Resumos Descritivos:

I. Pesquisa - deve contemplar: a) Fundamentação epistemológica; b) Objetivos/ problemas; c) Dimensões e delineamento-metodologia da pesquisa - Ex.: qualitativa, quantitativa ou mista; campo, laboratório ou documental; básica ou aplicada; longitudinal ou transversal; tipo: descritiva (estudo de caso, série de casos, etnografia), exploratória (transversais, coorte, caso controle), experimental e quase-experimental, revisão sistemática, pesquisa bibliográfica, meta-análise; outros aspectos metodológicos (amostragem, randomização, coleta, organização e interpretação dos dados); d) Resultados e conclusões;

II. Tema Teórico - as dimensões de análise, os conceitos e a fundamentação devem ser claramente localizados, bem como apresentar as conclusões do autor.

III. Resenha - deverá constar a referência completa da obra original, incluindo edição.

IV. Pôster – deve ser confeccionado nas seguintes dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura – e estarem acoplados a cordão ou fio de nylon para serem pendurados. É importante o cuidado com a apresentação visual, na intercalação de texto e imagem, facilitando a leitura tanto de informações essenciais (título, autores, filiação, referências bibliográficas), bem como do conteúdo textual propriamente dito (por exemplo, no caso de trabalho de pesquisa: Introdução, objetivo, desenvolvimento, resultado, conclusão).

V. Oficina e Minicurso – deve constar, além da fundamentação epistemológica, uma descrição da metodologia / plano de curso e os resultados esperados.

VI. Apresentação de Caso Clínico, com discussão de debatedor convidado – é necessário que o autor indique: 1) questões sobre o caso clínico a serem discutidas (dúvidas diagnósticas ou sobre a estratégia de tratamento, técnicas, impasses na transferência/resistência); 2) em que abordagem terapêutica sustenta seu trabalho. Com base nestas informações, a Comissão Científica elegerá um debatedor que tenha afinidade e experiência com a área clínica, tema e/ou abordagem. Obs.: O autor pode também, na submissão de trabalho, sugerir um debatedor que tenha disponibilidade e um currículo apropriado.

VII. Painel – O painel contempla um debate entre três participantes, sendo um deles o coordenador da proposta. O coordenador-proponente deverá submeter o título e sinopse da proposta temática do painel, bem como os títulos e resumos descritivos de cada uma das três apresentações. O painel deverá versar sobre um tema relevante para o campo da musicoterapia e de acordo com a temática geral do simpósio. Exige-se diversidade teórico-metodológica bem como a diversidade institucional ou geográfica entre os palestrantes, ou seja, eles devem estar sediados em, no mínimo duas instituições ou em duas regiões diferentes (dois municípios, estados ou países).

VIII. Performance: o resumo pode ser feito sob a forma de um release, enfatizando a originalidade/autoria do trabalho, bem como inovações ao modo de interação linguagem artística/público. Serão aceitas também propostas de apresentações de grupos/corais terapêuticos, envolvendo música, dança e teatro.

Normas editoriais para a entrega do artigo completo:

· Título: Letras Maiúsculas e em Negrito. Subtítulo (se houver): após dois pontos, em minúscula ??centralizado, fonte: Times New Roman, 12.

· Nome do Autor: Abaixo do Título, pulando uma linha, e justificado à direita.

· No caso de mais de um autor, os nomes devem estar em ordem tendo no topo o autor principal e abaixo um do outro, colaboradores, supervisores, orientadores (com espaçamento simples) ??Cada autor deve ter ao lado do seu nome um índice numérico de nota de rodapé, onde constará um mini currículo e/ou informações e vínculo institucional, além do e-mail para contato.

· Resumo: Espaçamento Simples, escrito em um único parágrafo, abaixo do título/nome do autor. Recomenda-se o uso de 100 a 250 palavras (obs.: este resumo difere do resumo descritivo, o qual é apenas uma exigência para aprovação da submissão de trabalho).

· Palavras-Chave: em número máximo de quatro, devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

· Texto Propriamente Dito: corpo do texto - Times New Roman 12, espaço 1,5; citações em destaque (com mais de três linhas) - fonte 11, afastada de 2,5 cm da margem esquerda, espaço simples; Nota de Rodapé - fonte 10, espaço simples.

· Ilustrações e Tabelas – devem ser anexadas ao texto, com a devida numeração e identificação na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos, e título/legenda, conforme ABNT/NBR 6022.

· Referências Bibliográficas: Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/NBR 6023.

Exemplo:

COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research methods in education. 4. ed. London: Routledge, 1994

Comissão Científica:

Leonardo Campos M. da Cunha (coordenação)

Pareceristas:

Carmen Lúcia Vasconcelos (PE) Gustavo Gattino (RS) Marly Chagas Pinto (RJ)

Clara Márcia Piazzetta (PR) Lia Rejane Barcellos (RJ) Renato Sampaio (MG)

Claudia Zanini (GO) Lílian Engelmann Coelho (SP) Rita de Cássia Dultra (BA)

Cléo França Correia (SP) Marcelo Pereira da Silva (RN) Nydia do Rego Monteiro (PI)

Cybelle Loureiro (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário